quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Entrevista com Bento de Luca

Leitores,
trazemos hoje para vocês uma entrevista exclusiva com os autores de O Príncipe Gato e a Ampulheta do tempo.
Já conhecem? Se ainda não, confira a sinopse abaixo.


Através de um Buraco de Minhoca — túnel dimensional que interliga dois mundos — localizado no Parque do Trianon, São Paulo, surge um viajante felino movido por uma única e importantíssima missão: a busca por uma lendária ampulheta. Escondida em algum local inóspito da cidade, a relíquia é a única capaz de salvar Marshmallow, terra do Príncipe Gato, que está à beira da destruição. No entanto, parece que ele não foi o único a atravessar o portal. Seres malignos irromperam das barreiras e logo declararam uma caçada voraz, com objetivos mais sombrios...

 Além de seus perseguidores, o Gato luta contra seu maior inimigo: o Tempo. É preciso encontrar este objeto antes que seja tarde e seu mundo esteja para sempre perdido. Contudo, ele não estará sozinho nesta empreitada e poderá contar com a ajuda de seus fiéis companheiros.



Leia a entrevista:




1. Em que momento percebeu que tinha interesse pela escrita?

Bento de Luca: Em 2001, se não me engano, fomos ao cinema assistir “Harry Potter e a Pedra Filosofal”. Nessa ocasião é que tivemos o grande estalo do tipo “Vamos bolar uma história só nossa! Vamos criar o nosso mundo!” De lá para cá desenvolvemos vários contos, várias histórias e roteiros; iniciamos alguns livros, mas nunca terminamos... E, sem grande maturidade literária, deixamos o sonho descansar um pouco em nossas almas. Foi no final de 2009 que resolvemos tirá-lo da gaveta. Com esse desejo fortemente digerido em nossas mentes, iniciamos uma nova história... Assim nasceu o “O Príncipe Gato”!



2. De onde veio a inspiração para escrever seu primeiro livro?

Bento de Luca: Difícil dizer... A música é uma grande fonte de inspiração! Sempre traçamos o roteiro do livro como se estivéssemos bolando um filme. Isso ajuda muito, e fica muito mais divertido. Como a gente compõe e toca alguns instrumentos há mais de 10 anos, aproveitamos para criar nossas próprias melodias. Livros, ilustrações, aromas, e nossa própria bagagem de vida também foram e são ótimas fontes de inspiração.



3. Como se sentiu ao publicá-lo?

Bento de Luca: É muito difícil descrever a sensação. Mas é uma grande alegria. A concretização de um sonho. 



4. Qual foi a reação do público?

Bento de Luca: Até o presente momento o retorno que estamos recebendo, todo o feed back, está bastante positivo e gratificante. Com frequência recebemos mensagens e e-mails dos leitores. Procuramos sempre manter um contato bem próximo. Todo o apoio que estamos recebendo do público não tem preço.



5. Há algum dos personagens que seja o queridinho pelos leitores?

Bento de Luca: Essa é difícil. Parece que a turma está bastante dividida. Todos os personagens foram bem aceitos, o que pra gente é uma grande satisfação. Mas acho que o Eleanor, que é um rato falante, o grande sábio da estória, está no topo dos mais queridos. Alguns leitores sugeriram inclusive que lançássemos um livro só dele.



6. Em que aspecto os personagens se assemelham à vocês?

Bento de Luca: Tudo no livro, personagens, o roteiro em si, foi criado sem grandes pretensões, buscando sempre a simplicidade e a criatividade. Digo isso, pois, antigamente adorávamos elaborar roteiros complicados, centenas de personagens com nomes estranhos... Mas aquilo tudo não funcionava muito bem, e descobrimos que é preferível o simples ao rebuscado... E se quer saber, também não é fácil encontrar o “simples”, mas é nele que apostamos nossas fichas... O Príncipe Gato não foi inspirado em alguém especificamente, ele foi concebido com base na observação felina e uma boa dose de imaginação! Um gato bípede, um cinto de utilidades na cintura, uma pistola vermelha, falante e sarcástico! Talvez o personagem que mais tenha características nossas seja o humano Hugo.



7. Como conciliaram as ideias e escreveram em conjunto de forma harmoniosa?

Bento de Luca: Temos uma afinidade de ideias muito grande. Começamos a escrever juntos em meados da infância. Esse contato fez com que nossas ‘escritas’ ficassem muito parecidas. No caso de “O Príncipe Gato”, todo o roteiro é feito em conjunto, todas as passagens, personagens e ideias mirabolantes são concebidas após muitas conversas. Com o roteiro pronto, dividimos os capítulos; cada um escreve um, mas todos os capítulos, de todo modo, acabam passando pelas mãos dos dois – acrescentando alguma passagem, mudando, retirando algum trecho... No final ainda sentamos juntos para ler, revisar e fechar tudo, sempre buscando a “escrita homogênea”, para que o leitor não sinta uma discrepância nas narrações.



8. Houve algum momento que a escrita em dupla mostrou muitos aspectos negativos? Ou os positivos prevaleceram?

Bento de Luca: Nunca tivemos desentendimentos. Escrever sempre foi uma grande diversão. No momento em que tivermos alguns problemas, algo estará errado! É preciso que haja uma “conexão”, e uma busca constante para mantê-la, caso contrário, não fluirá!



9. Há algum outro projeto em mente ou o “Príncipe Gato” tem atenção exclusiva atualmente?

Bento de Luca: Estamos trabalhando no segundo volume da trilogia, “O Príncipe Gato e a Flor-Cadáver”, que está previsto para ser lançado na metade de 2013. Esse é o nosso foco. Recentemente fomos contratados para escrever um novo livro, mas ainda não podemos falar abertamente por questões contratuais.



10. Meninos, muitíssimo obrigada pela atenção. Gostariam de dizer algo para os leitores?
Bento de Luca: Em primeiro lugar gostaríamos de agradecer o interesse e o espaço cedido. Para os leitores deixamos o convite para que permaneçam com o Príncipe Gato e que mergulhem de cabeça nessa lenda! Grande abraço a todos!

CONTATOS DO AUTOR
Twitter: @OPRINCIPEGATO
E-mail: contato@oprincipegato.com.br

Espero que tenham gostado!


Beijocas.


Um comentário:

  1. Muito show a entrevista!
    Beijos
    Rizia-Livroterapias
    livroterapias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Se gostou deixe seu comentário.
Não se esqueça de colocar o link do seu blog/site para que eu possa retribuir a visita.