terça-feira, 27 de novembro de 2012

Resenha: As Crônicas de Gelo e Fogo - A Guerra dos Tronos

Leitores, a resenha de hoje é especial.


Sinopse: Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiado posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister - e sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda sua família.


Recentemente conclui a leitura de um dos volumes mais extensos que já encarei: A Guerra dos Tronos, primeiro livro de As Crônicas de Gelo e Fogo, de G. R.R. Martin. Muitos desistem da leitura pelo número de páginas (aproximadamente 600). Sou obrigada a concordar que o tamanho da fonte não ajudou. Eu leria mil páginas se esta fosse maior. Nesse caso, a leitura em alguns momentos tornou-se cansativa: eu evitava lê-lo a noite, pois somado ao cansaço da rotina, forçar meus olhinhos a enxergar aquela letrinha miúda e ainda processar o que estava escrito pifava meu cérebro. Deixando esses probleminhas técnicos de lado...

Para você que não assistiu a série da HBO ou ainda não leu, clique aqui e entenda tudo!

Como eu assisti ao seriado antes de ler, achava tudo fascinante. Martin nos enche com uma riqueza de detalhes infinita, permitindo que nossa mente se transporte para o mundo que descreve. 


Outro fator de efeito teletransportador é que livro são divididos em POVs (point of view inglês para ponto de vista) de diferentes personagens, um a cada capítulo. Isso nos faz enxergar a situação através dos olhos do personagem, mesmo sendo narrado em terceira pessoa, assim é realmente difícil que algo nos passe despercebido. Isso também nos permite conhecer o íntimo de cada personagem, aos poucos descobrindo novos lados de sua personalidade. E quantos lados! Os personagens de Martin nunca são o que aparentam. Nunca saberemos quem é realmente o vilão ou o herói, pois cada um tem um ponto de vista sobre o mesmo acontecido, e assim como na vida real, eles podem divergir e muito! Possuem muitas camadas, que ao descobri-las, podemos ganhar mais ou menos admiração por eles. 

Um fator constrangedor para alguns é que o livro tem conteúdo impróprio para menores de 18 anos.
Eu estou pra completar os sonhados dezoito aninhos e confesso que fiquei chocada no início. Confie em mim.

Prosseguindo...

Fugindo da fantasia tradicional, As Crônicas de Gelo e Fogo não são compostas pelas criaturas que conhecemos. O livro narra a vida de pessoas comuns, mas em um tempo muito distante e um mundo fictício. 

Levei cerca de um mês e meio para concluir a leitura, devido ao problema com a fonte e porque ainda estou em aulas. Mas, cada capítulo era sempre surpreendente (mesmo tendo assistido ao seriado, é completamente diferente poder ler os pensamentos dos personagens).

Já ficou claro que sou uma grande fã, não é? Não sei disfarçar. 

Se você curte o gênero e tem paciência pra leituras longas, mergulhe de cabeça, sem medo de ser feliz.

Martin tem o meu selo de aprovação! \o

Beijos, 
até a próxima!






10 comentários:

  1. Parece ser um ótimo livro (:
    QUERO MUUITO LER AS CRÔNICAS DE GELO E FOGO.
    Já estão na inha listinha haha (:
    Bárbara/ Leitores do Futuro
    http://leitoresdofuturo21.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bárbara/ Leitores do Futuro.

      Tudo bem?Esse livro deve ser muito bom,foi a Tainá que fez a resenha.Estou esperando ela me emprestar(rsrs).

      Excluir
  2. adorei a resenha, me deixou com mais vontade de ler o livro e ja preparado para as letrinhas pequenas ! HAHA
    quero muito ler esse livro ! principalmente depois de ver a serie na HBO

    ResponderExcluir
  3. Ontem,eu vi uma promoção da Submarino, queria ter comprado.
    Raiva Mortal.

    Parabéns pelo blog,Sucesso.

    ResponderExcluir
  4. Comprei este livro e estou adorando^^

    Gosto muito de livros assim e tipo ele conseguiu criar realmente algo que você lê e não ve falhas no enredo. Amei e recomendo^^

    ResponderExcluir
  5. ps: o link do meu blog
    http://zoeyblocharrasa.blogspot.com.br/

    como faço para fazer parcerias? *--*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia,mande um e-mail para read_books@live.com
      =D

      Excluir
  6. tenho vários amigos que estão lendo esse livro e estão adorando, eu confesso que estou muita vontade de ler, com tantas aprovações, realmente deve ser bom :D
    Ótimo post!! Seguindo :D
    Beijão!
    http://annereviews.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie :D

    Já estou seguindo seu blog e vou visita-lo sempre , olha que só sigo blogs que realmente gosto em :D Nossa sua resenha ficou maravilhosa , eu já li esse livro e como você disse eu mergulhei de cabeça , as letras incomodam mesmo ( EU LI DE NOITE ) , mais o livro é tão perfeito que isso nem faz diferença beijos !

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( segue e comenta :D )

    ResponderExcluir
  8. Aconteceu o mesmo comigo, assisti a série antes de ler o livro, e da mesma forma fiquei maravilhado com a história, o enredo esmagador e, indubitavelmente, o dom que o Martin tem para nos fazer se apaixonar ou odiar seus personagens. Ótima resenha :)

    http://legadodaspalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Se gostou deixe seu comentário.
Não se esqueça de colocar o link do seu blog/site para que eu possa retribuir a visita.