segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Resenha: Jogos Vorazes, de Suzanne Collins



Resenha do dia - Jogos Vorazes, de Suzanne Collins

Olá, leitores! Eu sou novo aqui na equipe do blog então não sou muito bom em mexer em blog e essas coisas, mas futuramente eu vou estar bem melhor, acreditem! Podem me chamar de Shiro (sim, é estúpido, mas fazer o quê), e tal, mas enfim, me conhecerão melhor depois!



Ed. Rocco
397 Páginas
ISBN: 9788579800245

Avaliação do livro:        

Capa: 
Diagramação:
Conteúdo:


Sinopse:
Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Agora vamos a resenha em si.

Jogos Vorazes é um livro um tanto diferente das recentes obras que vieram ao mundo e conquistaram muitas pessoas e transformou diversos seres humanos entediados em fãs amigos e leais a cada livro de sua série predileta. Ele não apresenta magia, muito menos vampiros sentimentais, coisas que vemos em outros livros famosos por aí. Ele, muito pelo contrário, apresenta um conteúdo forte, interessante e que vai deixando a mente do leitor curiosa com o que pode acontecer na próxima página, que quase sempre vem com uma pitadinha de sangue, luta, ou lágrimas, (sendo que esta última ocorre tanto com os personagens quanto com nós, os leitores)

Jogos Vorazes se passa em mundo futuro, distante, onde a América do Norte está extinta, e nela há doze distritos e uma capital, que comanda tudo e todos os distritos. Não aparenta ser um mundo interessante, e certamente não é, sendo um lugar horroroso, onde pessoas se divertem com mortes, sangue, desânimo, e poucas lá tem bom senso de fazer algo que preste nessa trágica região.

Alguns aí podem achar que eu não gostei do livro. Muito pelo contrário, eu curti e muito, muito mesmo! O que quero dizer é que os distritos e a capital, resumindo, o cenário onde se passa o livro, é horrível, cara! Mas não desqualifica o livro a nenhum ponto, pelo menos.

Enrolei muito até agora, então devemos partir para o que interessa: os jogos vorazes.

Mas o que é isso?

Sabe o Big Brother, ou outro reality show aí que o povo se diverte vendo os outros numa casa, ou em um lugar fazendo desafios, ou quaisquer outras coisas? Pronto, é justamente isso os jogos vorazes, com uma pequena diferença: sendo que a cada ano, dois tributos serão escolhidos, menino e menina do distrito um ao doze, para competir numa arena, uns com os outros, até que o último sobreviva.

Porém, lá no Distrito 12, existe uma menina, a protagonista Katniss, que juntamente com seu amigo Gale caçam periodicamente na floresta lá do local, caçando e vendendo para as pessoas lá do distrito, para ganhar dinheiro, comida, enfim, o preciso para que a família deles possam precisar para sobreviver.

Ela é uma protagonista boa e legal, apesar de bem desconfiada e ás vezes meio chata, mas ela é legal e eu gosto muito da Catnip. O problema é que, no dia da escolha dos tributos, ela acaba tendo de ir, juntamente com seu companheiro Peeta para os jogos vorazes.

E logo, logo, tudo se desenrola a partir disso, desse ponto. Acreditem, o resto do livro é muito intrigante, emocionante, criativo e também algo que me marcou na vida, e eu simplesmente esqueci tudo o que eu odiei na história. O final é, no mínimo, certo desde o começo talvez, não sei, depende do leitor, mas continua sendo um bom final para o primeiro livro. Outra coisa é que, como não podia faltar num livro de adolescentes, é o famosíssimo triângulo amoroso. Talvez vocês já devem ter sacado quais são os participantes, e com isso eu vou dar minha opinião: tenso. Por que? Leia o livro e descubra! ;)
Recomendadíssimo!

Nota:

(Se a resenha estiver com erros, ou algo assim, por favor me avisem, é que eu fiz isso um pouco apressado demais, hehe, além do mais é a minha primeira resenha aqui!)

Um comentário:

  1. Parabéns pela sua primeira resenha aqui! :)
    Bom, eu amei o livro. Quando peguei a sinopse, juro que não achei que fosse gostar. Mas pelo o contrário! É um dos livros mais legais que lí!

    Letícia
    www.resuminho.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Se gostou deixe seu comentário.
Não se esqueça de colocar o link do seu blog/site para que eu possa retribuir a visita.